.Entre Hemisférios

Quarta-feira, 24 de Março de 2010

Narcolepsia

A Narcolepsia é um distúrbio do sono paradoxal que provoca uma sonolência diurna excessiva, atonia, depressões, paralisia do sono, alucinações na vigília, cataplexia, insónias e anormalidades no sono REM.  

A sonolência excessiva diurna faz com que os pacientes adormeçam involuntariamente, fazendo microssonos ao longo das suas actividades diárias que duram menos de uma hora. Acabam por ser acordados por estímulos externos. No entanto, apesar da sonolência diurna, as noites são de insónias.

 

 

 

 

A cataplexia é o único sintoma específico desta doença, no entanto, pode surgir apenas 20 anos depois.

A cataplexia consiste numa súbita falta de força sem perda dos sentidos, nem da memória, e é muitas vezes provocada por estímulos emocionais agradáveis. A sua duração é curta (segundos ou minutos). A falta de força pode ser total  (a pessoa cai) ou parcial (cai apenas o queixo ou a cabeça, os joelhos dobram-se e/ou as mãos podem deixar cair objectos).

O que pode desencadear este sintoma é a emoção, o stress, a fadiga, refeições pesadas, a surpresa, o riso, o medo, ouvir música e/ou ver um filme.

 Outro dos sintomas desta doença são as alucinações hipnagógicas. Estas alucinações consistem em visões assustadoras que surgem no adormecer e que duram menos de 20 minutos, acabando espontaneamente.

Todos estes sintomas podem levar à ocorrência de acidentes de trabalho ou na estrada, sendo por isso muito perigosos para a pessoa.

A narcolepsia pode ser transmitida aos descendentes, visto ter factores genéticos associados e é causada pela falta da proteína hipocretina no cérebro. O gene humano ainda não foi descrito mas conhece-se já o gene da narcolepsia do cão, ligado ao sistema da orexina.

 

Tratamento:                                                                                        

O tratamento desta doença é feito através da administração de medicamentos.

Juntamente com este procedimento recomenda-se ao paciente algumas sestas durante o dia para reduzir a sonolência diurna e também a redução de peso.

Categorias:
publicado por projectomec às 09:15
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
20
22

24
25

31


.posts recentes

. Terrores Nocturnos

. Bruxismo

. Sonambulismo

. Videos: Paralisia do Sono

. Paralisia do Sono

. Parassónias

. Sabias que nos esquecemos...

. Inquérito/Resultados - Há...

. Jogo - Color Match

. Sabes porque somos incapa...

.arquivos

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

.Categorias

. a mente

. curiosidades

. ilusões de óptica

. jogos

. morfologia cerebral

. notícias

. o sono

. testa o teu cérebro!

. todas as tags

.links

online
blogs SAPO